2.png

TECH SIGNAL

A  linguagem do futuro é a empatia e a inclusão!

VISÃO GERAL

A comunidade Surda

Mais de 10 milhões de brasileiros declararam ter deficiência auditiva. Desses, 7% tem ensino superior completo, 15% frequentaram até o ensino médio, 46% até o fundamental, e 32% não possuem grau de instrução.


Apenas 80 mil pessoas com algum nível de surdez trabalham com carteira assinada, o que representa menos de 1% da população surda.

O Uso de Sinalários na Educação

Tanto a oratória, quanto a escrita em LIBRAS é diferente da Língua portuguesa, logo, pessoas surdas nem sempre conseguem entender textos em português.


Sinalários (glossário em LIBRAS) são criados para sanar a ausência de sinaispara termos educacionais em LIBRAS;


A grande maioria fica limitada à instituição criadora ou são colocados em plataformas de vídeo que não possuem estrutura para hospedar.

Uma iniciativa que visa gerar inclusão

O Tech Signal é um aplicativo de armazenamento de sinalários e  demais recursos acadêmicos em LIBRAS, com o intuito de disseminá-los além do seu ambiente de criação.


Hospedagem de vídeos, apostilas, artigos e outros. Pode ser utilizado de forma independente, ou por meio de escolas, universidades e empresas.
 

O APLICATIVO TECH SIGNAL

ACESSÍVEL

 

Haverá disponibilização de vídeo aulas para desenvolver o aprendizado de forma mais interativa.​

 

A plataforma também irá dispor de apostilas para o melhor desempenho do aluno.​

 

O feedback do aluno será necessário para avaliar e melhorar a qualidade dos conteúdos hospedados

INCLUSIVO

 

O usuário terá a opção de escolher professor/intérprete” ou “estudante” em seu cadastro.

 

O estudante terá acesso às aulas disponibilizadas pelo professor hospedeiro, assim como, este terá acesso para hospedar seus conteúdos

 
5.png
5.png

DEPOIMENTOS

Djonathan Almeida é um estudante surdo do 4º ano do curso técnico integrado de Mecânica do Instituto Federal da Bahia, durante sua tragetória escolar, passou por inúmeras dificuldades. Confira no vídeo:

 

CONHEÇA A EQUIPE

Anna Catharina

Team Leader

Responsável pela identidade visual e finanças do projeto. Possui experiência na área de design gráfico, projetos de inclusão e introdução à LIBRAS.

Thaiane Freitas

Programadora e desenvolvedora

Responsável pelo desenvolvimento e gerenciamento do aplicativo. Possui experiência em diversas linguagens de programação, Inteligência Artificial, DevOps e Modelo Ágil, projetos e artigos de inclusão e introdução à LIBRAS.

Gabriel Siron

Programador e desenvolvedor

Responsável pela confecção do site e do aplicativo. Possui experiência em programação nas áreas de Machine Learning e Visão Computacional, tendo desenvolvido projetos de robótica e iniciação científica nessas áreas.

Geovana Ferreira

Marketing / Designer

 

Responsável pelo audiovisual e designs das plataformas Tech Signal. Volutária deum projeto de elaboração do sinalário dos termos técnicos de Mecânica industrial no IFBA.

Bruna Mota

Finanças

Responsável pelas finanças e recursos do aplicativo. Possui experiência em diversas áreas da biologia, tecnologia mecânica, projetos e artigos de inclusão e introdução à LIBRAS.

Marcos César

Orientador

Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Mecânica, Injeção de Materiais Termoplásticos e Polímeros

 
10.png

FALE CONOSCO

Obrigado pelo envio!

APOIO